*Rogério Bulhões
O feedback é uma ótima ferramenta para
saber como seu negócio está internamente, principalmente para aqueles que têm
funcionários que são a ponta de contato com os clientes, como o varejo. O feedback ajuda a diminuir a rotatividade e
a melhorar o desempenho de toda a equipe e sabe por quê?
Porque comunicação
ainda é essencial dentro de qualquer empresa!
Claro que não existe uma fórmula sobre
dar feedback que seja 100% bem-sucedida para todas as empresas, de todos os
setores. Por isso, há diversas maneiras de se realizar o feedback, seja ele,
positivo ou negativo. Neste
post que fizemos para o nosso blog listamos diferentes formas como a
autoavaliação, avaliação 360 que são mais conhecidas, como também avaliação
líder-gestor e da equipe toda. Conheça cada uma delas detalhadamente.
Cada empresa escolhe a melhor forma como
dar o feedback, a única maneira que ele não deve acontecer é no famoso formato
“sanduíche”. Não se assuste, a técnica foi descrita no clássico livro
“Gerente-Minuto”, que foi muito popular na década de 90, principalmente em
grandes empresas de consultoria como a McKinsey.
Método
Sanduíche Feedback
O método “Sanduíche” acontece quando o
gestor elogia o colaborador, fala todos os atributos positivos do trabalho
dele, diz o quão importante ele é para a empresa e como traz bons resultados
para o time, o que seria a primeira fatia.
Em seguida, como recheio, o gestor fala
o que precisa ser corrigido, faz as críticas e toda aquela parte difícil. E no
fim, a outra fatia do pão, é quando o gestor após fazer a parte difícil, tenta
amenizar a situação lembrando o colaborador que apesar das críticas ele ainda é
importante para a empresa.
Bem, agora vamos falar sobre como identificar
os problemas internos através de uma boa avaliação dos colaboradores.
Avaliação
de Desempenho
A avaliação de Desempenho é o que vai te
ajudar a formular seu feedback.
É nela que você como gestor vai se amparar para ter bons argumentos e
justificar todo o feedback, seja ele bom ou ruim. Então antes de saber como o
feedback vai te ajudar a identificar o problema, você pode tentar descobrir por
aqui.
A avaliação que antecipa o feedback tem
por objetivo identificar o "gap" entre o real e o ideal — ou melhor,
o quanto cada funcionário deveria produzir e o quanto ele de fato produz, dando
aos gestores uma visão muito mais nítida do seu time. Além disso, ela detém seu
foco nas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) de cada avaliado.
Caso você ainda não tenha um sistema de
Avaliação de Desempenho, você pode conhecer alguns deles e como funcionam neste
post que fizemos para o blog. Aqui
mostramos 5 tipos de avaliação que você pode escolher para aplicar com seus
colaboradores, entre elas a Avaliação por escala gráfica, - uma das mais
conhecidas - a avaliação 360 graus, a avaliação por escolha forçada, avaliação
por competências e a avaliação por objetivos.
Como
identificar problemas através do feedback
O feedback deve ser realizado com
bastante atenção e tempo, nada de 5
minutinhos sentados respondendo mais perguntas, que provavelmente já foram
respondidas na Avaliação de Desempenho. Aqui vamos dar algumas dicas que vão te
ajudar a focar na conversa e a partir dela descobrir sinais de que há algum
problema na empresa ou com o colaborador.
·
SEJA RESERVADO E GENTIL:
Sim, pode parecer algo simples, mas nem sempre é, ainda mais se o gestor tiver de dar feedbacks negativos. Ainda assim é importante ser gentil e manter-se calmo, para que o colaborador saiba que você contar com você.
Sim, pode parecer algo simples, mas nem sempre é, ainda mais se o gestor tiver de dar feedbacks negativos. Ainda assim é importante ser gentil e manter-se calmo, para que o colaborador saiba que você contar com você.
Um exemplo, se
você grita, ofende, diminui ou humilha um colaborador durante um feedback, ele
se retrai e não consegue se abrir para se defender ou mesmo para expor o que
está vendo de errado na empresa. Essa situação se agrava quando o gestor ou
chefe resolve fazer um feedback em um local pouco reservado. A presença de
outros colaboradores também pode deixar o funcionário desconfortável.
·
PERMITA QUE OS COLABORADORES ERREM E
APRENDAM COM OS ERROS:
Outra atitude comum que faz com que os colaboradores tentem esconder qualquer erro ou deslize é não permitir que eles errem. É importante o gestor mostrar que o erro faz parte do processo, claro que não é ideal que aconteça sempre, mas quando acontecer não fazer dele o maior problema da empresa.
Outra atitude comum que faz com que os colaboradores tentem esconder qualquer erro ou deslize é não permitir que eles errem. É importante o gestor mostrar que o erro faz parte do processo, claro que não é ideal que aconteça sempre, mas quando acontecer não fazer dele o maior problema da empresa.
Mostrar o
aprendizado a partir do erro é algo que quase nunca acontece e para os
colaboradores é importe que o gestor os ajude a enxergar que o erro não é de todo
ruim, que ali têm uma lição que não deve ser ignorada
·
MANTENHA A PERIODICIDADE DO FEEDBACK:
Como um gestor
pode conseguir identificar problemas através do feedback dos funcionários, se
não mantém uma periodicidade do mesmo? É importante fazê-lo em datas
específicas e melhor ainda que os colaboradores saibam, pois podem se preparar
para dar melhores informações sobre o próprio desempenho e de toda a equipe.
Problema
de não ter feedback – sem feedback, sem soluções
Sem feedback regular uma empresa não tem
uma boa comunicação. Sem comunicação dificilmente a empresa conseguirá
encontrar a causa de um problema e mesmo resolvê-lo. É importante que gestores
e colaboradores estejam alinhados do que acontece internamente, porque juntos
todos pensam e trabalham melhor. Como já falamos aqui, o feedback é bom para
ambos os lados e por isso deve ser valorizado.
E exatamente como o feedback
pode ajudar a encontrar soluções? Bem, o gestor que conversa com seus
colaboradores sabe o que acontece na sua empresa, fica bem informado sobre os
problemas e pode também receber muitas sugestões. Não é difícil encontrar
grandes gestores e chefes que costumam perguntar a seus funcionários como
resolveriam algum problema que está afetando a todos. Pode ser valioso escutar
novas pessoas e ver de diferentes ângulos. Pode ser que a solução não surja
dali, mas uma nova ideia com certeza surgirá.
Quando só uma pessoa está encarregada
das soluções é bem mais difícil acertar do que quando se ouve várias sugestões.
Monopolizar a solução de problemas pode levar o gestor a optar por decisões não
muito boas ou inadequadas. Ter uma boa comunicação é a base para a resolução de
qualquer problema interno.
Um
bom feedback te dirá tudo sobre sua empresa. O colaborador é a peça chave para
saber o que se passa internamente, por isso é importante valorizá-lo e
valorizar a ferramenta que vai ajudá-lo a crescer e te ajudar a enxergar os
problemas e soluções de uma forma muito mais simples do que antes.
Rogério Bulhões é diretor de operações da solução SER Casting e atuou também como diretor de RH do grupo O Boticário e do grupo Votorantim por muitos anos. É especialista em Gestão de Negócios e Recursos Humanos, com formação pela USP (Universidade de São Paulo) e pelo INSEAD (Instituto Europeu de Administração de Empresas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem, da discussão nasce a sabedoria!