Adm. Wagner Siqueira
Artigo de bom conteúdo sobre o propósito de um programa sério de Avaliação de Desempenho. Vale a leitura!
Avaliar é apreciar, estimar, fazer ideia de,
ajuizar, criticar ou julgar.
Desempenho é o comportamento real do empregado em
face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela
organização.
Assim, avaliação de desempenho é a crítica que deve
ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a
expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real.
A análise do gap ou da distância entre o
comportamento ideal e o real é o foco essencial da avaliação de desempenho.
Os valores da crítica à defasagem existente entre o
comportamento real e o ideal incluem:
a)
Aprendizagem a partir da experiência;
b)
Identificação de problemas;
c)
Definição de causas e alternativas de correção por meio de soluções
acordadas ou,
d) melhor
ainda, estabelecidas por consenso entre o avaliador e o avaliado;
e)
Estímulo ao empenho do avaliado e à capacidade do avaliador em dar
feedback.
Assim, o gerente age como avaliador, mentor,
educador, conselheiro e consultor dos colaboradores e de sua equipe, e não como
um juiz, que julga os bons e os maus comportamentos do réu e prolata a
sentença.
A ação do gerente na avaliação de desempenho tem por
objetivo dar consequência a uma estratégia planejada de intervenção no
comportamento manifesto do avaliado, visando a melhorar o seu desempenho,
reduzindo a defasagem existente entre as expectativas desejadas e os resultados
reais.
O processo de avaliação de desempenho inclui, dentre
outras, as expectativas desejadas e os resultados reais.
a)
Apreciação diária do comportamento do colaborador, seus progressos e
limitações, êxitos e insucessos, com oferecimento permanente de feedback
instantâneo;
b)
Identificação e equacionamento imediato dos problemas emergentes,
procurando manter continuamente um alto padrão de motivação e de obtenção de
resultados;
c)
Entrevistas formais periódicas de avaliação de desempenho, em que
avaliador e avaliado analisam os resultados obtidos no período considerado e
redefinem novas orientações, compromissos recíprocos e ações corretivas, se for
o caso.
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Mesmo com tantas mudanças corporativas, muitos gestores ainda ignoram o fato de que investir na melhoria e no desenvolvimento de carreira dos funcionários contribui diretamente em bons resultados financeiros e em como a empresa é vista no segmento em que está inserida.
ResponderExcluirDesse modo, a Avaliação de Desempenho é uma processo que auxilia os gestores na identificação de talentos e no que precisa ser melhorado no trabalho de seus colaboradores.
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