RHecados diários: Quando um Gerente influente lhe diz que "tal atividade é perfumaria" como você reage? Argumenta e valida ou apenas aceita?

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PNL: A Ciência da Excelência - A Arte da Mudança - Final

James Lawley e Penny Tompkins

A "LINGÜÍSTICA" NA PNL

A linguagem determina como nós influenciamos e como nos comunicamos com os outros e conosco. É como nós rotulamos a nossa experiência. A linguagem fortalecedora gera comportamento fortalecedor. Do mesmo modo, pensamento negativo é o resultado de pensamentos enfraquecedores. ... muitas vezes fora da nossa consciência, o que limita a escolha.

Pensamento positivo ou negativo é o nosso diálogo interno, ou o que nós dizemos para nós mesmos. Tente isso, diga a seguinte frase, uma de cada vez (preenchendo o "X" com algo que se aplica a você): "Eu preciso de X", "Eu quero X", e "Eu escolho X," e perceba as diferenças nas suas reações. Por esta razão, mudar apenas uma palavra pode ter uma influência significativa no seu pensamento e, portanto, no seu comportamento. É estimado que 93% da comunicação é não verbal. Isso significa que o como você diz o que diz (entonação, volume, velocidade, etc.) carrega cinco vezes mais informação do que as palavras ditas. E como você usa o seu corpo  (gestos, expressões faciais, postura) tem ainda mais influência. A PNL transcende a tradicional teoria da "linguagem corporal" mostrando como identificar e reagir a comunicação TOTAL da outra pessoa.
Por isto a PNL descreve a dinâmica fundamental entre a mente, a linguagem e o comportamento.
A mesma metodologia subjacente tem sido aplicada para a tomada de decisão pelo Conselho de um dos principais bancos ingleses; para identificar a estratégia criativa de Walt Disney; reabilitar jovens criminosos; treinar os operadores da American Express em habilidades de rapport no telefone; estudar a longevidade e produzir anúncios impactantes.

A PNL reconhece a importância da fisiologia em mudar e sustentar os estados internos. Isso significa, por exemplo, que se você está de mau humor, você tem a opção de criar bom humor para você.
Os benefícios são aparentes ... imagine-se sentindo poderoso quando vai visitar o gerente do banco, confiante antes de fazer uma apresentação, gostando quando seu companheiro tem o dia livre. Como você age de modo diferente? E como isso influencia os outros? Quando você está com mais recursos, as outras pessoas provavelmente também estarão.
Quer experimentar o gosto da PNL agora?

Tente uma pequena experiência. Olhe para cima, para o teto ou o céu, sorria, levante seus braços e ... tente ficar deprimido! Agora, baixe sua cabeça e olhe para baixo a sua direita, curve seus ombros e
tente ficar alegre. Difícil, não é? Que estado da mente você prefere? Você pode escolher qual experimentar, agora e a qualquer hora. E também não precisa passar o dia todo olhando para  o teto.

Escolha o estado que quer sentir. Ao reviver com força a ocasião em que experimentou essas sensações, você será capaz de ter agora este estado. Tenha certeza que você realmente está na situação: veja o que você via... ouça o que você ouvia lá e...sinta o que você sentiu... Segure isto por um minuto e AGORA, ele é seu!
Obviamente precisa mais para estar no controle dos seus estados internos e maneiras de reagir do que esse simples exercício. Contudo ele demonstra a extensão da autodeterminaçã o que poucos já conseguiram experimentar.

E SE VOCÊ PUDESSE?
Aqui temos outro exercício para tentar. Cada vez que você pegar alguém dizendo "Eu não posso..." tente dizer "E se você pudesse?" Perceba como ele TEM que se imaginar fazendo exatamente o que
ele disse que não podia! Naturalmente, você também pode sempre se fazer a mesma pergunta...!

APLICAÇÕES DA PNL
Talvez mais facilmente reconhecível tenha sido o uso da PNL na psicologia esportiva para ajudar a acessar aqueles estados da mente e do corpo necessários para assegurar a repetição do desempenho do pico. A chave é ser capaz de reproduzir o estado do apogeu no momento preciso exigido. Um atleta pode usar afirmações positivas como "Eu vou ganhar esta corrida", mas se uma vozinha na sua cabeça diz "Não tem jeito," não temos muita chance de sucesso. Com a PNL, a voz pode ser mudada para "Vá em frente!"

A Programação Neurolingüística também está sendo usada na educação para ensinar soletração e estratégias de aprendizagem altamente eficientes para as crianças. Você sabia que a maioria dos bons soletradores usa um método muito similar para soletrar? A PNL descobriu o COMO da boa soletração que pode ser ensinado em cerca de uma hora.Também na educação, os professores estão aprendendo como as crianças que classificam e armazenam visualmente a informação tem estratégias diferentes de aprendizado daquelas que classificam e armazenam a informação auditiva ou cinestesicamente (sensações internas). Ter essa informação permite o professor ajustar a sua linguagem pois assim o que ele diz pode ser compreendido por mais crianças.
Em campos diferentes, os médicos e os advogados estão fazendo uso das mesmas técnicas da PNL para, do mesmo modo, reunir informação de alta qualidade dos pacientes e clientes. A PNL é também usada para estudar como os sistemas de crenças influenciam as doenças. Está começando a ser percebido que a maneira como os médicos dão informações para os pacientes, tanto pode ser uma poderosa ferramenta para a recuperação deles como pode introduzir, sem perceber, um "vírus" no
pensamento deles. Em nenhum lugar é mais verdadeiro o axioma: "Se você acredita que algo é possível ou não... provavelmente você está certo!" do que na área da saúde. A PNL no desenvolvimento pessoal se foca no que você quer, como você quer ser, e como descobrir os recursos e atributos você já tem para ajudá–lo a fazer as mudanças. A PNL oferece uma abordagem radicalmente diferente da psicoterapia tradicional e métodos de aconselhamento que tendem a se
focar mais no problema e nas causas do que na solução. Ela também significa que melhorias dramáticas na vida das pessoas podem ser realizadas num período de tempo relativamente curto.

Uma das aplicações mais incomuns é o seu uso no ensino das habilidades para dirigir. Um recente estudo indica 66% menos acidentes para aqueles que tiveram um treinamento de dois dias de PNL do que no grupo de controle.

BENEFÍCIOS NOS NEGÓCIOS

Embora a PNL seja uma poderosa ferramenta para mudança no nível do individuo, os benefícios potenciais para os negócios e empresas podem ser nada mais do que extraordinários. Uma oportunidade perfeita para medir a eficiência da PNL numa organização ocorreu em 1986. Depois de empregar um consultor de PNL, o Exército dos Estados Unidos foi capaz de reduzir seu treinamento de tiro ao alvo com pequenas armas de 6 semanas para 3 dias com nenhum efeito danoso nos índices
de aprovação!

Nos negócios e na indústria, a PNL já está sendo usada para melhorar o desempenho das vendas, na tomada de decisão, nas habilidades de apresentação, em motivação, no controle do estresse, na formação de equipes, e em praticamente todas as áreas que você pensar. Membros da comunidade
empresarial treinados em PNL são preparados para se sobressaírem com suas próprias estratégias pessoais de sucesso, bem como incorporar fórmulas provadas da excelência de outros. De que maneira você gostaria de ter acesso à estratégia criativa de Walt Disney quando precisasse?

Você também pode aplicar as mesmas poderosas ferramentas e técnicas da PNL num nível macro dentro da sua corporação para que toda a organização tenha benefícios. Fiat na Itália é um exemplo muito importante. Por alguns anos eles empregaram experts da PNL para estudar os "líderes naturais" na sua organização pois assim essa habilidade de liderança especial poderia ser transferida aos outros. A Fiat está explorando em detalhes o que as outras empresas em geral estão percebendo. Um novo tipo de gerente e de líder para o novo século. Conceitos de identidade corporativa, visão, missão, e associar o individuo e a organização por meio de valores compartilhados estão apontando o caminho para o futuro.
E PARA FINALIZAR...

Existem muitas técnicas diferentes da PNL que você pode usar para se aperfeiçoar e aos outros. Você pode controlar e escolher a sua vida de uma maneira que você só sonhou, antes da PNL. E esse artigo é somente uma amostra do que é possível. A PNL pode capacitá-lo a realizar aquelas metas profissionais e pessoais que você deseja, para mantê-lo atualizado na última tecnologia de mudança, para gerenciar sua própria vida, e para você ter a excelência e as habilidades de qualquer um que você já tiver admirado.

Como Anthony Robbins gosta muito de dizer "O que você faria se soubesse que não vai falhar"?

Penny Tompkins & James Lawley

Penny and James have both been UKCP registered neurolinguistic psychotherapists since 1993, supervisors, coaches in business, and certified NLP trainers. They co-authored Metaphors in Mind: Transformation through Symbolic Modelling and a training DVD, A Strange and Strong Sensation. They are the founders of The Developing Company and creators of Symbolic Modelling which uses the Clean Language of David Grove.

Ana Lúcia de Mattos Santa Isabel - analucia@orioncomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, da discussão nasce a sabedoria!