A aura de Recursos Humanos brilhava como área integrada e
beneficiária de seus próprios ensinamento, discursos e orientações. Como deve
ser bom trabalhar sob a tutela dos gestores da área de RH poderiam pensar os
funcionários das outras áreas. Líderes bem resolvidos, promotores da integração
harmoniosa entre suas equipes, conselheiros nas horas difíceis e
desenvolvedores do bem estar. Afinal são eles que desenvolvem e pregam tudo
isso para toda empresa. Será?
Enquanto isso, nos bastidores de RH, acontecia o que
acontece em qualquer canto da empresa. Somos todos do mundo corporativo!
Disputa pela preferência popular entre os demais
funcionários da empresa, ironias sobre ideias de outros colegas da área,
lamúrias sobre valores salariais, críticas sobre quem tem mais acesso regular
ao gerente maior de RH, proteção blindada sobre a caixa preta de cada área,
solicitação de programas de treinamento negado ou adiado, comentários maldosos
sobre programas e eventos corporativos e uma participação mínima quando do amigo
secreto em épocas de natal.
Hoje, com o passar dos anos, a área de RH foi pulverizada
na maioria das médias e grandes empresas e seus processos naturais ou foram
terceirizados ou, na necessidade, contrata-se uma consultoria especializada no
tema.
Competentes profissionais de RH tornaram-se consultores ou
abriram uma consultoria e vivem de sua capacidade técnica e rede de
relacionamentos. Especialistas em recrutamento e seleção, treinamento e
desenvolvimento, remuneração, desenvolvimento de líderes, recomendações de como
se portar diante do público interno e formar equipes harmoniosas e produtivas,
pesquisas de satisfação e como resolver problemas decorrentes e por aí vai.
Agora você pensa,
“como deve ser bom trabalhar em uma consultoria de RH com
tantos profissionais criativos, solucionadores de problemas e mediadores de
conflitos”.
Afinal, se resolvem e corrigem todos os males do mundo
corporativo, na própria casa não poderia ser diferente!
Pelas minhas andanças por aí, desde que me tornei consultor
convivi e/ou trabalhei com muitos consultores e consultorias de respeito. O que
vi no dia a dia, com certa regularidade, foram comportamentos contrários aos
produtos que vendem ao lidar com suas equipes e/ou colegas de trabalho em um ou
outro projeto conjunto. Provavelmente, nas empresas de origem, agissem assim.
Também tive a felicidade de trabalhar com Consultores e
Consultorias da melhor qualidade técnica e comportamental (nem tudo está
perdido, tenha fé na humanidade!).
O mercado de consultoria sempre foi cercado de segredos —
algumas empresas até hoje tratam seus clientes por codinomes mesmo em reuniões
internas e não utilizam cartões de apresentação para manter o sigilo.
Por que ainda muitos praticam a desconfiança, a falta de diálogo, a ausência de
feedback, o terrorismo interno, a intolerância, a imposição de comportamento?
Tudo isso em nome da competitividade!
Carlos Alberto de Campos Salles
Consultor Independente/RH
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