RHecados diários: O que fazer quando o discurso de Recursos Humanos costuma a ser diferente do discurso de alguns gestores? Busque a concordância e realinhe o foco!

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Aprenda a arte do consenso!

Decisões por consenso são a base de um estilo gerencial legal e participativo. Consenso significa concordância geral. Existe consenso quando todos do grupo, líder e liderados, aceitam uma decisão. Mesmo que um dos membros acha que não é a melhor solução, acaba percebendo que é a melhor opção para o grupo.

Vantagens do consenso

Os grupos reúnem mais informações que os indivíduos. Os grupos decidem (resolvem problemas) melhor que os indivíduos na maioria das vezes. Decisões por consenso são geralmente mais acertadas e as pessoas se dispõem apoiá-las. Decidir por consenso permite que sejam ouvidos todos os interessados e que o grupo explore as discordâncias ao invés de evita-las. 

Consenso nas decisões possibilita a cada um

- Ouvir o ponto de vista dos outros;

- Considerar outras possibilidades;

- Participar dos trabalhos do grupo;

- Desenvolver espírito de equipe.


Algumas regras tornam mais fácil se chegar ao consenso

- Não imponha opiniões pela insistência;

- Não mude de opinião para fugir a confrontos e conflitos;

- Abandone o poder de mando durante o processo;

- Evite técnicas de redução de conflitos tais como: voto da maioria, média, negociação ou cara e coroa;

- Não manipule o grupo na direção de determinada decisão;

- Encare as diferenças de opinião como naturais e úteis e não como obstáculos;

- Respeite todas as opiniões sempre. Não ridicularize ninguém;

- Desconfie do acordo rápido.



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