Decisões por consenso são a base de um estilo gerencial legal e
participativo. Consenso significa concordância geral. Existe consenso quando
todos do grupo, líder e liderados, aceitam uma decisão. Mesmo que um dos
membros acha que não é a melhor solução, acaba percebendo que é a melhor opção
para o grupo.
Vantagens do consenso
Os grupos reúnem mais informações que os indivíduos. Os grupos decidem
(resolvem problemas) melhor que os indivíduos na maioria das vezes. Decisões
por consenso são geralmente mais acertadas e as pessoas se dispõem apoiá-las.
Decidir por consenso permite que sejam ouvidos todos os interessados e que o
grupo explore as discordâncias ao invés de evita-las.
Consenso nas decisões
possibilita a cada um
- Ouvir o ponto de vista dos outros;
- Considerar outras possibilidades;
- Participar dos trabalhos do grupo;
- Desenvolver espírito de equipe.
Algumas regras tornam mais fácil se chegar ao consenso
- Não imponha opiniões pela insistência;
- Não mude de opinião para fugir a confrontos e conflitos;
- Abandone o poder de mando durante o processo;
- Evite técnicas de redução de conflitos tais como: voto da maioria, média,
negociação ou cara e coroa;
- Não manipule o grupo na direção de determinada decisão;
- Encare as diferenças de opinião como naturais e úteis e não como
obstáculos;
- Respeite todas as opiniões sempre. Não ridicularize ninguém;
- Desconfie do acordo rápido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem, da discussão nasce a sabedoria!