Artigo relevante e de bom conteúdo para usuários do Linkedin!
Se você tem uma conta premium no Linkedin, pode saber quem
anda conferindo seu perfil. Perfil este que, normalmente, é acessado por seus
colegas do trabalho, parceiros de negócios e também por seus concorrentes.
Quando se trata de possíveis novas oportunidades de
trabalho, isso é feito por um recrutador, seja ele um headhunter, alguém que
faz recrutamento interno em uma empresa ou mesmo um gestor interessado em seu
perfil.
Além do descritivo sucinto e objetivo de suas áreas de
interesse, competências, endossos e experiências, alguns elementos podem ser
absolutamente críticos para que você seja considerado para a próxima etapa do
processo ou para um contato mais aprofundado.
Comecemos por sua foto. É impressionante como muitos (muitos
mesmo) profissionais são descuidados com este aspecto crucial de sua
apresentação. Como headhunter, uso o LinkedIn como um banco de dados inicial
para avaliar perfis e buscar informações superficiais sobre os mesmos. Quase
todos os dias me deparo com imagens que parecem vir diretamente da turma de
colegas do 3º ano fundamental da minha filha de 8 anos.
Exagero da minha parte? Vamos, então, a alguns exemplos
práticos (e reais):
1. Fotos no formato paisagem: isso mesmo, o profissional
aparece com o rosto na horizontal. Será nossa obrigação deitar o rosto também
para poder enxergar melhor? Será que o profissional nunca visita, edita ou
atualiza seu perfil para notar o tal erro crasso?
2. Fotos com familiares: veja que o LinkedIn é uma rede
profissional, na qual trocamos informações sobre currículos e perfis de
trabalho. Sou um grande defensor da integração adequada entre vida profissional
e pessoal, mas isso não significa que sua foto (do LinkedIn) deva mostrar sua
esposa ou marido, sua filha ou filho, ou mesmo seu cachorro. O foco, neste
caso, é você como profissional.
3. Fotos com poses exageradas ou adereços específicos, como
smoking ou traje a rigor, cachecol ou vestido de baile: de novo, nada contra o
gosto e a vida pessoal de cada um. Mas estamos lidando com uma espécie de vitrine
profissional, onde “menos é mais” em sua foto. O “mais”, neste caso, deve estar
direcionado para seu perfil profissional, sua experiência e seu histórico.
Além de sua foto, é fundamental prestar atenção na forma
como você se expressa, começando pela revisão de seu texto. O descritivo de seu
perfil profissional deve ser conciso, relevante e sem qualquer tipo de erro de
Português. Erros passam a imagem de falta de atenção, de asseio ou mesmo de
conhecimento sobre a forma correta de se expressar. Além disso, é crucial
grafar corretamente o nome das empresas onde você já trabalhou ou ainda
trabalha.
Não, de novo não estou sendo exagerado. Já vi muitos
profissionais que, além dos erros de Português, escrevem errado até mesmo o
nome da empresa onde trabalham…
Algumas pessoas, especialmente em níveis de gestão, optam
por se apresentar em inglês. OK, opção válida, a qual respeito muito. Mas se
você vai se apresentar em inglês, tem que ser profissional. Seu texto não pode
conter erros, sejam eles de “grammar” ou de “spelling”. Você não pode traduzir
expressões ao pé da letra para o inglês e muito menos achar que o Google
Translator vai resolver todos os seus problemas. Se esta for sua opção, que
seja impecável.
Por fim, ao enviar seu perfil ou mensagem inbox para se
apresentar a um headhunter (recebo algumas dezenas, diariamente), não copie
profissionais de empresas concorrentes de forma aberta na mesma mensagem. Além
de parecer um SPAM, passa a impressão de que você estaria interessado em
qualquer oportunidade que surgisse em seu caminho, e pode evidenciar seu
desconhecimento sobre a forma particular de cada empresa trabalhar o executive
search.
Detalhes? Pormenores? Excesso de critério? Exagero da minha
parte?
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