segunda-feira, 4 de maio de 2020

As glamourosas!

As glamourosas e a diversidade em Recursos Humanos. Passeando pelas redes sociais deparei com uma foto em uma página de Recursos Humanos que me chamou a atenção. Depois de uma leitura sobre o tema da foto, "As Profissionais de RH", e de uma olhadela nas personagens que embelezam a foto, pensei que era a capa da revista Caras ou um desfile do São Paulo Fashion Week. 

Lá estavam a chiquérrima Gerente de RH, a persuasiva das Relações sindicais, a estressada do Departamento Pessoal e outras glamorosas.

Voltei no tempo e lembrei-me da época que eu atuava como Analista de RH e como Gerente. A área de Recursos Humanos não estava preocupada em mudar de nome para fortalecer e/ou melhorar sua imagem perante o público interno e/ou para a área de Marketing vender a empresa como uma empresa preocupada em cuidar de sua gente ou para participar do ranking das melhores empresas para se trabalhar.  Quem cuida de gente é o governo. Empresa cuida é de quem quer trabalhar, desenvolver e crescer como gente.

 Nessa época havia uma diversidade cultural e técnica muito grande, pois a área continha em seus espaços não terceirizados, psicólogos, administradores, contadores, pedagogos, assistentes sociais e engenheiros (segurança do trabalho). Essa diversidade propiciava boas discussões e troca de ideias em prol da busca contínua de melhorias. Portanto, não havia uma única língua na área de RH.

 Hoje a predominância, tanto na gestão quanto em seus espaços, são profissionais psicólogos.  Não venha concluir que tenho algo contra os psicólogos. Pelo contrário. Ao longo da minha vida profissional, iniciada em Cargos e Salários, aprendi muito com meus pares psicólogos. O que quero comentar é que a predominância de linguagem não alavanca bons debates, pois a solução de problemas ou a criação de coisas novas, necessariamente vem da mesma formação acadêmica.

Ao que nos leva a foto em questão? As excelentes profissionais de RH não se veem na foto!  

Carlos Alberto de Campos Salles
Consultor de Recursos Humanos
Aposentado e Sempre Independente

São Paulo / SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, da discussão nasce a sabedoria!