sexta-feira, 22 de maio de 2020

RHECADOS BEM DADOS - Muitas vezes a Psicóloga Junior só sabia aplicar o gabarito!

O que um Selecionador espera ouvir ao perguntar "Por que deixou o último emprego?", "Por que devo contratá-lo?", "Quais são suas virtudes?" ou "Quais são seus defeitos?. 

Voltando no tempo e no espaço, quando muitas vezes a Psicóloga Junior só sabia aplicar o gabarito, mesmíssimos testes rodavam de empresa para empresa. O mais "manjado" era o famoso desenho da árvore. 

Trabalhei em uma empresa, cuja profissional de R&S, excelente Psicóloga, em uma única entrevista, não muito formal, conseguia extrair um bom perfil do candidato. Entrevistas que só Psicólogos sabem fazer. 

Hoje, muitas vezes, Psicólogos(as) pouco experientes, exibem um certificado de "Como fazer seleção e entrevistas por Competências" e decidem o futuro de muitos candidatos. 

Algumas das "competências" de "Como fazer seleção e entrevistas por Competências" são maturidade emocional e bom senso, adquiridos ao longo de várias entrevistas e, sempre é bom, sessões de terapia. 

Outra é a capacidade de ver e sentir o entrevistado trabalhando naquilo e com aquilo que se avalia e a provável relação com a "chefia" dona da vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, da discussão nasce a sabedoria!