Muitos RH’s de Construtoras, principalmente das grandes, passam o dia em suas salas com ar condicionado discutindo qualificação, competência e planos de retenção de engenheiros.
O que o RH chama de retenção? O jovem engenheiro ou o experiente pedreiro que atua nas obras? É no canteiro de obras que as coisas acontecem.
Já pensaram no desafio que é desenvolver e manter lideranças em grandes canteiros de obras?
Grandes Canteiros de Obras são verdadeiras empresas e deveriam ser tratadas como tal. Não é uma visitinha de vez em quando ou uma mera extensão do RH Corporativo que vai resolver.
É necessário um gestor/profissional de RH, experiente e “bom de serviço”, que atue diretamente nos grandes canteiros, que desça diariamente no local de execução das obras, que converse regularmente com os trabalhadores, que ouça tudo que eles têm a dizer, que se reúna com os responsáveis para troca de informações, que dialogue sem hora marcada com o sindicato local, que promova estudos de melhorias constantes em todos os processos de gestão de pessoas, que fiscalize, oriente e acompanhe os modelos de gestão de subempreiteiros e que, como se diz na gíria, “bote a bota no barro”!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem, da discussão nasce a sabedoria!