O artigo abaixo foi editado em abril de 2007. Sete anos se passaram. Após ler o artigo, reflita sobre o que mudou de fato na gestão de RH de sua empresa e/ou de um modo geral. Boa leitura!
Gary Kaufman* - HSM
Ao longo dos meus 34 anos de especialidade em recursos
humanos, comprovei que a maioria dos departamentos de RH está envolvido em
lutas de poder, programas burocráticos e projetos especiais diversos quando
deveria colocar o foco em um único objetivo: melhorar o rendimento da
organização.
É tentador apontar o RH como o único responsável dessa situação;
no entanto, a causa principal tem a ver com falta de liderança dos executivos
seniores, como o presidente-executiv o, o diretor de operações ou o presidente,
cuja função é conduzir
Primeiro: Formular uma missão clara
A missão do departamento de RH deveria destacar a
responsabilidade pelos resultados do negócio, por exemplo: “A responsabilidade
dos RH é garantir que nosso pessoal seja mais talentoso e esteja mais motivado
do que o pessoal da concorrência. Por isso, o rendimento de RH será medido em
função de comparar as vendas, os ganhos e a produtividade de nossa empresa com
a dos melhores concorrentes”. Claro que o gerente do departamento de RH poderia
objetar que o setor vendas deveria ser responsável por elas, o que pode ser refutado
dizendo quer o departamento de vendas não chegaria a lugar nenhum sem os
vendedores.
Segundo: Desfazer-se das distrações
Delegue para terceiros as tarefas laboriosas como as
pesquisas de salários e benefícios, e coloque o foco em atrair, motivar e reter
os melhores funcionários. Esqueça da tentação de designar projetos especiais
para RH., como implementar a gestão de qualidade total ou a reengenharia ou os
programas para infundir os “sete hábitos”. Fulmine esse tipo de iniciativas
antes que tenham a oportunidade de pegar no fértil terreno dos RHs.
Terceiro: Avaliar os conhecimentos técnicos
Verifique que as pessoas de RH estejam atualizadas com as
últimas tendências em sua área e que leiam revistas especializadas pertinentes;
e garanta que esse conhecimento seja aplicado em benefício da empresa. Pergunte
o que fazem os concorrentes para recrutar novos gerentes ou quais são as
diferenças entre a confiabilidade e a validez dos testes de avaliação. Você não
precisa conhecer as respostas, mas as pessoas de RH, sim.
Quarto: Encontrar o líder apropriado
Se você tem um bom departamento de RH, promova um
funcionário com alto potencial ao posto de gerente. Se o departamento é fraco,
você terá de contratar alguém externo com conhecimento de negócios, de indústrias
ou de psicologia de organizações e larga experiência em gestão. Não seja
avarento porque há muito em jogo e não cometa o equívoco de escolher um gerente
médio que é uma ótima pessoa mas que obteve poucos triunfos.
Quinto: Fixe as responsabilidades do gerente de RH
Não aceite a quantidade de vagas cobertas ou de horas de
capacitação como indicadores de sucesso. Exija indicadores que reflitam o
sucesso do negócio como vendas, receitas, ganhos, produtividade, taxa de
retenção de clientes, entre outros.
Se implementar esses cinco passos, você obterá mudanças
drásticas. O departamento de RH abandonará os programas tradicionais que não
têm um impacto evidente no rendimento da organização e criará programas que
impulsionem os resultados, como planos de compensação que vinculem diretamente
os benefícios salariais com os ganhos e políticas de recrutamento que atraiam
as melhores pessoas da concorrência.
© 2006
Harvard Business School Publishing, distribuído por New York Times Syndicate
11/04/2007
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