quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

As glamorosas e a diversidade em Recursos Humanos


Passeando pelas redes sociais deparei com esta foto em uma página de Recursos Humanos:




Depois de uma leitura sobre o tema da foto, as profissionais de RH, e de uma olhadela nas personagens que embelezam a foto, pensei que era a capa da revista caras ou um desfile do São Paulo Fashion Week. Lá estavam a chiquérrima Gerente de RH, a persuasiva das Relações sindicais, a estressada do Departamento Pessoal e outras glamorosas.

Voltei no tempo e lembrei-me da época que eu atuava como Analista de RH e como Gerente. 

Nessa época havia uma diversidade cultural e técnica muito grande, pois a área continha em seus espaços não terceirizados, psicólogos, administradores, contadores, pedagogos, assistentes sociais e engenheiros (segurança do trabalho). 

Era o pessoal de cargos e salários debatendo com a área de serviço social sobre a valoração dos cargos, eram os psicólogos de recrutamento e seleção trocando ideias na montagem de dinâmicas de grupo e outros processos seletivos, era o engenheiro de segurança do trabalho discutindo com o médico do trabalho, eram as pedagogas da área de treinamento e desenvolvimento buscando apoio para um seminário interno. Era a turma toda envolvida na organização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e das festas de final de ano!

Na contratação de algum serviço de consultoria, seja de remuneração ou desenvolvimento gerencial, por exemplo, o profissional da área envolvida debatia com os consultores sobre exatamente o que era desejado como produto final e resultados esperados. Monitorava e acompanhava os trabalhos dos consultores.

Essa diversidade acadêmica propiciava boas e acaloradas discussões e troca de ideias em prol da busca contínua de melhorias.


Portanto, não havia uma única língua na área de RH! 

Hoje, além da predominância feminina, tanto na gestão quanto em seus espaços, a maioria dos profissionais são psicólogos.  Não venha concluir que tenho algo contra os psicólogos. Pelo contrário. Ao longo da minha vida profissional, iniciada em Cargos e Salários, aprendi muito com meus pares psicólogos. O que quero comentar é que a predominância de linguagem não alavanca bons debates, pois a solução de problemas ou a criação de coisas novas, necessariamente vem da mesma formação acadêmica.

Voltando ao tema central do artigo, as glamorosas. O que essa foto quer demonstrar? O que essa foto propaga? Homenagem de prestadoras de serviço buscando alimentar o ego de futuras contratantes?

Creio que a maioria dos pares da elegantérrima Gerente de Rh deve achar muita graça quando desfila nas passarelas do mundo corporativo. Quanto da estressada do Departamento Pessoal nem se fala!

Em meu conceito pessoal e profissional esse tipo de foto só atrapalha e prejudica as profissionais que querem valorizar a área de RH com trabalhos e projetos bem elaborados, fundamentados e validados tecnicamente. Enfim, de alto nível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, da discussão nasce a sabedoria!