Estudo norte-americano propõe novo modelo de dar
nota aos docentes baseado em desempenho dos alunos, observação de aulas e
opinião dos estudantes
Qual é a melhor maneira de avaliar a qualidade de um
professor? Em busca de respostas para esse questionamento, um grupo de
pesquisadores norte-americanos liderados pelo economista e professor da
Faculdade de Educação de Harvard Thomas Kane mergulhou durante três anos no
projeto de pesquisa The Mesures of Effective Teaching, financiado pela Fundação
Bill & Melinda Gates, cujos resultados finais foram lançados em janeiro
deste ano.
A avaliação docente é um assunto controverso no meio
educacional, porém presente em inúmeros países. Nos Estados Unidos, berço do
The Mesures of Effective Teaching (MET), o programa do governo federal Race to
the Top oferece incentivos financeiros aos estados que apresentarem boas
propostas para melhorar a qualidade da educação. Uma das exigências para
receber a verba é elaborar um sistema de avaliação para os professores da rede.
Partindo do pressuposto de que o trabalho do
professor é o principal fator na qualidade do ensino, um dos resultados do MET
foi a elaboração de um modelo de avaliação da qualidade do professor, obtido
por meio da combinação de três indicadores: resultado dos alunos em avaliações
externas, observação da atuação do docente em sala de aula e a opinião dos
alunos, colhida por meio de questionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem, da discussão nasce a sabedoria!