Escrito por: Willian Medeiros
A comunicação interna tem sido um grande desafio
para a grande maioria das empresas há muito tempo. Como fazer com que toda a
equipe saiba exatamente o que está acontecendo na companhia? Como fazer com que
a mensagem que o departamento de comunicação quer passar para os clientes e
parceiros seja entendida primeiro pela equipe interna? Essas e uma série de
outras questões geram uma dor de cabeça imensa aos profissionais de gestão e as
soluções sempre parecem muito difíceis de implementar ou tão caras que tornam o
projeto inviável.
O e-mail, que ainda é o método mais utilizado para
comunicação empresarial, possui várias limitações que muitas vezes geram perda
de tempo ou de produtividade para organizar e encontrar o que o profissional
procura. Uma forma rápida e prática de melhorar esse processo é o uso de redes
sociais corporativas, plataformas cada vez mais populares e que geram muitas
melhorias para a empresa.
Veja as vantagens:
1 – Integração
As redes sociais corporativas permitem a integração
de todos os profissionais da empresa em uma mesma interface. Empresas que
possuem filiais em diferentes cidades, estados ou países conseguem se comunicar
rapidamente e de forma prática em real time.
2 – Proximidade dos clientes e parceiros
Dependendo do projeto, é possível incluir os
stakeholders na rede social da empresa para uma comunicação mais efetiva e
descomplicada. Além de ser uma ótima maneira de fidelizar o cliente, essa
proximidade o fará entender melhor a empresa, o projeto e trará uma relação mais
profunda entre todos os envolvidos.
3 – Economia de custos
A diminuição da necessidade de reuniões presenciais,
redução de custo de deslocamento e maior facilidade para colaboradores que
trabalhem de casa fazem com que a rede social corporativa gere grande economia
financeira para a empresa.
4 – Colaboração
As redes sociais corporativas são naturalmente
colaborativas. Nelas, todos têm voz para dar ideias diferentes, sugerir
leituras importantes, enviar mensagens que possam resolver problemas que afetem
vários departamentos e muitas outras funcionalidades que fomentam a
participação geral nos assuntos da empresa.
5 – Disponibilidade
Os arquivos enviados e as informações fornecidas
podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer horário, possibilitando aos
colaboradores a liberdade e a disponibilidade para fazer alterações (dependendo
do nível de permissão que o profissional tiver na ferramenta), corrigir erros
ou se inteirar dos processos 24 horas por dia.
Se você ficou interessado mas ainda não está
convencido que vale a pena para o seu negócio, algumas empresas oferecem
períodos gratuitos de teste, e mesmo depois desses períodos o custo é baixo. O
4bee, por exemplo, faz a implantação e execução na nuvem, o que diminui ainda
mais o custo de TI para a empresa que contrata e oferece maior agilidade para o
início da operação. Veja nossos planos.
A sua empresa já trabalha com rede social
corporativa? Como está sendo sua experiência com a ferramenta? Conte para nós o
seu veredicto sobre essa nova tecnologia:
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