terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O Presidente de sua empresa está sendo levado pela PF. Como você se sente?

Você acaba de sair de uma reunião e suas propostas de trabalho foram aceitas e está feliz por isso. Nesse instante vem a notícia. O Presidente do Conselho de Administração e o próprio Presidente de sua empresa estão sendo levados pela Polícia Federal para investigação. Como você se sente? Vai ser difícil manter o farol aceso? O momento é passageiro e tudo será resolvido e esclarecido, você pensa. E seus valores. Como ficarão? Emprego e/ou empregabilidade?

Todo esse cenário pode acontecer de uma hora para outra com qualquer empresa e a área de Recursos Humanos é peça chave na administração dos conflitos internos que certamente irão surgir. Como agir?

É, RH. Como agir? Creio que a transparência nessa hora é fundamental. Sem sol e sem peneira. Contingências de mercado? Práticas comuns? Tudo bem. Pode ser. Sua empresa foi construída a gerações, tem um passado sólido, funcionários da maior competência profissional e técnica e atua com produtos e/ou soluções da melhor qualidade.

Matérias sobre sua empresa circulam a vontade na mídia impressa e televisiva e na internet. A empresa não parou. Continua a todo vapor. Construindo, produzindo, operando e vendendo. Apesar da inquietude aparente nos funcionários estratégicos, não há necessidade de grandes operações na retenção destes. A maioria  sonhava em trabalhar na empresa e lutou muito por isso. O RH tem a obrigação de não permitir a construção de um muro de lamentações. Certamente será um ponto de encontro de gestores.

Promova encontros formais e informais com todos os seus gestores, visite regularmente o chão de fábrica, o canteiro de obras ou a área administrativa. Ouça, estimule, motive.

Procure acabar com o desencanto que pode ter se instalado

Monitore e identifique as alternativas e os caminhos a seguir doravante (com base nas lições do presente), os quais, combinados com outras informações importantes, possam proporcionar uma base para que sua empresa tome as melhores decisões no presente, desenhe um futuro pretendido e identifique as melhores formas para atingi-lo.

Novos saberes podem propiciar a reformulação de conhecimentos anteriores mal estabelecidos. 

O conteúdo de um rio é sua água, seu leito e sua nascente, reabastecido com chuvas e temporais. Sem esse conteúdo nada mais existiria senão sua secura. O conteúdo de um ser humano são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes, reabastecidos regularmente com o exercício do aprendizado, da prática e da certificação. Construa ambientes e cenários favoráveis ao crescimento coletivo. Estarei contigo na alegria e na tristeza! Preserve sua empresa!

Sua empresa merece e os funcionários agradecem!


Carlos Alberto de Campos Salles
Consultor de Recursos Humanos
Autônomo e Independente
Remuneração, Desempenho e Competências
(11) 99323 - 7923
 carh.consultoria@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, da discussão nasce a sabedoria!