RHecados: Que tal uma releitura nos projetos que você se propôs a fazer desde o início do ano e ainda nem se moveu?


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

10 Idéias MATADORAS para ter reuniões fodásticas na empresa


Finalmente um texto diferente sobre como preparar e conduzir reuniões. O Consultor Ricardo Jordão sempre primou pela diferença de seus textos e por apresentações invariavelmente contestadoras. Sempre criticou o estilo “mais do mesmo”. Sempre vale a pena ler seus artigos.

Ricardo Jordão Magalhães

O problema das empresas não são as reuniões, mas a atitude das pessoas com relação às reuniões.
O propósito de uma reunião é decidir alguma coisa. Todos os outros propósitos não fazem sentido.
As pessoas devem se reunir em uma reunião para decidir o que fazer, para avançar uma ideia, para desenrolar um conflito ou gerar um conflito que fará as coisas acontecerem.
Reunião é para decidir!
Eu reuni algumas ideias rápidas e práticas que eu peguei ali e aqui baseadas na minha convivência com centenas de reuniões em diferentes empresas de diferentes tamanhos.
É coisa rápida, lá vai:

(1) O decisor final tem que participar de todas as reuniões. Se o cara que decide não pode participar da reunião, não faça a reunião. Caso contrário, você terá que fazer uma nova reunião para atualizar o cara sobre tudo que vocês falaram.

(2) Convide o mínimo de pessoas possível. A real colaboração acontece quando a reunião tem no máximo três pessoas. Pode reparar que em reuniões com mais de 5 pessoas, 20% das pessoas falam 80% do tempo, e 50% das pessoas ficam absolutamente em silêncio. Pessoas que não falam em reuniões não devem participar de reuniões. Dê uma chance para o cara, se ele repetir o silêncio, não chame mais. 

(3) Decisões não devem esperar uma reunião, se precisa decidir algo, faça a reunião AGORA! Uma decisão importante não deve aguardar o calendário de reuniões de staff da empresa para entrar em discussão. Se o bicho tá pegando, chama a infantaria e a cavalaria, e decide agora!

Leia Mais


Ricardo Jordão Magalhães
www.bizrevolution.com.br
BIZREVOLUTION

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, da discussão nasce a sabedoria!