Como todos sabem, na China, ao redor dos anos 400 a.C., um general chamado Sun Tzu escreveu um livro chamado A Arte da Guerra , até hoje muito discutido e analisado por estrategistas especializados em desenvolvimento gerencial. A essência dos conselhos do bom e velho Sun Tzu pode ser captada em dez curtos princípios:
1. Aprenda a lutar. A competição é inevitável, acontecendo em todos
os aspectos da vida; nunca poderemos aprender demasiado sobre como competir; cuidado
com o concorrer por concorrer; usar a competição somente para enriquecer ou
para vencer sem conseguir tirar benefícios da vitória é arriscado e caro; em
situações competitivas, não devemos permitir que nossas emoções comandem nossas
ações; a emoção ofusca a razão e acaba com a objetividade, sendo ambas
necessárias para o sucesso competitivo contínuo; a perda do controle emocional
é grande desvantagem e arma poderosa na mão da concorrência.
2. Mostre o caminho. A liderança gerencial, devidamente ajustada às
estratégias do empreendimento, embora por si só não determine o sucesso, é
fator considerado prioritário para iniciativas vitoriosas.
3. Aja corretamente. Toda vantagem competitiva está baseada em uma
execução eficaz; o planejamento é importante, mas as ações são a fonte de
sucesso; a vantagem competitiva advém da criação de oportunidades favoráveis e
da atuação sobre elas no momento certo; devemos dosar o desejo de atuar com a
necessidade de exercer a paciência; somente o fato de sabermos como vencer não
significa que possamos vencer; devemos atuar quando é vantajoso e parar quando
em condições adversas.
4. Conheça os fatos. Saber lidar com informações é a base do sucesso;
o sangue vital de qualquer negócio é a informação transformada em conhecimento;
na gestão da informação existem dois aspectos: o de reunir as informações e o
de enviar informações, reunindo para decidir e enviando para confundir os
concorrentes; a melhor informação vem das experiências; saber confiar na
sabedoria popular, nunca no senso comum; os fatos confiáveis precedem sempre as
ações bem-sucedidas; o sucesso no campo de batalha da informação depende de
saber usar a estatística com senso analítico apropriado.
5. Esteja preparado para o pior. Nunca suponha que a concorrência não atacará;
nunca lide com problemas difíceis quando não tiver recursos adequados
disponíveis; observe sempre de perto os concorrentes e direcione os recursos
sobre seus pontos fracos; nunca subestime a concorrência e considere
cuidadosamente o significado dos seus movimentos e táticas; para ter sucesso,
sempre espere pelo pior, nunca cantando de galo antes do surgir da aurora.
6. Não complique. O mais importante fator de sucesso numa
concorrência é a velocidade; facilite as coisas sempre que puder, posto que
métodos fáceis são eficazes e baratos; ficar um passo à frente da concorrência
vale mais do que qualquer outra vantagem; quando você está à frente, o
concorrente tem que reagir; faça muitas coisas simples muito bem e aumentará
muito as probabilidades de vencer; complexidade desnecessária, ou para simples
efeito-demonstração, só traz despesas; quando a água flui, evite os lugares
altos e procure os vales; distinga sempre simplicidade de simploriedade.
7. Não recue. Todo líder bem-sucedido leva adiante os seus
liderados e depois queima as pontes atrás de si; a motivação e o compromisso
são a chave para a liderança; quando encarar obstáculos e desafios, direcione a
atenção dos seus clientes para os benefícios do sucesso; trate bem as pessoas e
capacite-as criteriosamente; o sucesso de toda organização se constrói sobre o
sucesso individual de seus membros.
8. Atue sempre melhor. Só existem dois tipos de táticas: as esperadas e
as inesperadas; os comandantes eficazes combinam as táticas esperadas e as
inesperadas de acordo com as exigências da situação; a inovação eficaz não é
necessariamente complicada ou difícil; muitas melhorias simples podem
representar uma significativa diferença no desempenho.
9. Atue em equipe. A organização, o treinamento e a comunicação são
a base do sucesso; todo treinamento deve ser interessante para ser eficaz; não
se pode punir pessoas que ainda não são leais; se não se pode punir pessoas,
não se pode controlá-las; as pessoas que se sentem confortáveis e estáveis têm
emoções mais sadias e as mentes mais aguçadas.
10. Mantenha os concorrentes em dúvida. Não permita que todos, na organização, conheçam
os detalhes de seus planos ou futuras iniciativas. Numa administração
democrática, uma excessiva consulta às bases pode retardar urgentes decisões
estratégicas.
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