quinta-feira, 4 de abril de 2019

Meu crepúsculo! Última publicação deste Blog!


No início de setembro de 1972 iniciei na área de Relações Industriais (como era o RH das antigas) em uma multinacional farmacêutica, Bristol Myers, à qual, até hoje guardo meus tempos lá vividos com muito carinho. Meu primeiro cargo na área foi Analista de Cargos e Salários Junior. Gostei muito da área. Nela fiquei até hoje. Saí de lá como Pleno.

Até 1986 trabalhei somente na área de Cargos e Salários. Tanto na área pública como na privada. Nesse ano virei Gerente De Remuneração e Desenvolvimento. Em um grande e maravilhoso Grupo Empresarial nacional.

Nunca tive vocação para ser Diretor, apesar da minha valiosa bagagem técnica e profissional. Gerente estava bom. O que eu mais gosto é por a mão na massa. Nas empresas por onde andei eu atuava junto da equipe e com a equipe. Adorava confusão, gestão de rotinas e pressão. Muita pressão. Eu sempre fui mais integrante da equipe do que gestor da equipe. Eu e minhas equipes sempre nos demos bem. Ganhei oportunidades, perdi oportunidades. Esse foi o meu jeito.

Em 1993, como decorrência das medidas do Governo Collor de portas abertas, a indústria de autopeças sofreu forte contração. Era RH em uma das plantas industriais de uma grande empresa e a mesma foi vendida a uma multinacional como tantas outras autopeças. Virei Consultor em busca da plena empregabilidade. 

Até 2002 atuei como Consultor Interno de RH e de Atendimento ao Cliente em duas grandes Distribuidoras de Veículos de alcance nacional. Hoje, uma delas é a mais poderosa do país. Em 2002 formalizei minha Pessoa Jurídica e voltei à área pública. Adorei esse retorno. Aprende-se muito com a área pública. Foi minha terceira experiência (a primeira estadual e a segunda federal). Agora estadual e municipal. 

Como Consultor de RH de uma Fundação ligada a uma Universidade Federal atuei em várias prefeituras e governos estaduais. Aprendi e gostei muito. Conheci um monte de gente legal e diversificada. Lá fiquei por um bom tempo. Findo meus contratos virei Gestor de RH da própria Fundação. Em Brasília. Vivi lá de 80 a 84. Cidade que nunca sairá do meu coração. Tanto pelo meu querido anos 80 quanto pela minha segunda passagem por lá. Pelas empresas que trabalhei e pelos amigos que lá deixei. 

O segmento que mais gostei de trabalhar foi o das empreiteiras. Foram pelo menos 15 anos. Adorava botar a bota no barro nos canteiros de obras no meio do mato e das discussões calorosas com os engenheiros e os chamados peões da obra. Engenheiro de canteiro de obras é a fina flor da engenharia. Nunca conheci um chato! 

Ao longo desses 44 anos de vivência contínua e direta em gestão de recursos humanos, tive muitas alegrias e também muitas decepções. Decepções mais pela qualidade das pessoas do que das empresas. Depois de alguns contratos pontuais no ano passado e da aposentadoria, resolvi, nesse abril, que era hora do meu crepúsculo.

A partir de agora quero a minha vida só para mim e meus familiares e amigos. Longe, muito longe, da competição insana que hoje rodeia o mundo corporativo e, principalmente, o mundo das Consultorias. Pequenas e Grandes. Sem estresse! De forma “light”! Fui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, da discussão nasce a sabedoria!