No mundo corporativo é comum você ouvir que qualquer ação
de avaliação de pessoas está sujeita a críticas devido à subjetividade do
processo. Quando você ouve nos corredores que os avaliadores dão notas segundo
o seu ponto de vista e sua interpretação dos critérios de avaliação e
classificação e isso pode gerar injustiças, algo não vai bem.
Agora, por que você ouve isso?
Está claro que o RH não cumpriu todas as etapas de
formulação e validação do sistema e não realizou uma oficina de trabalho para
treinar e desenvolver adequadamente tanto a metodologia quanto os avaliadores. Não
é incomum que os avaliadores recebam um modelo pronto com informações básicas
sobre as competências a serem avaliadas, uma breve descrição e a escala de
avaliação.
Competências mal descritas geram interpretações diversas
A competência “Capacidade de se adaptar em qualquer
ambiente”, por exemplo. Na descrição da competência recebida pelo avaliador não
há qualquer destaque objetivo para a expressão “qualquer ambiente”. Aí vem a
indagação: “Como vou saber se o José é capaz de se adaptar a diversos ambientes
se só foi possível observá-lo em um?". Será que o RH não quis dizer que
“qualquer ambiente” significa trabalho sob pressão, atendimento à demanda,
picos de produção, por exemplo?
A redação de uma competência (fator de avaliação) e suas
variantes, em um sistema de avaliação de desempenho, não pode dar margem a qualquer tipo de dúvida ou interpretação.
Exatamente igual às perguntas e resposta alternativas de uma prova de
vestibular. Pode ocorrer de um modelo “emprestado” da empresa vizinha,
academicamente perfeito, não emplacar devido à existência de uma competência
não aplicável em sua empresa. Passou despercebido por quem tomou emprestado!
Maior visibilidade e transparência nos modelos de
avaliação de desempenho e nas oportunidades de crescimento individual são
fatores importantes na busca da sinergia necessária para romper preconceitos e
promover mudanças através do conhecimento necessário do ambiente onde as
decisões e ações ocorrem. Por isso, ao formular seu modelo, pense no
desenvolvimento de uma cultura voltada para resultados e para o planejamento do
crescimento profissional do funcionário.
Agora pense nos objetivos
a serem atingidos pelo seu modelo
- Fortalecer as relações dentro das equipes de trabalho e
tornar mais clara a contribuição individual esperada,
- Incentivar o diálogo da chefia com o subordinado sobre
seu desempenho,
- Proporcionar às chefias um instrumento de análise global
de suas áreas,
- Obter informações sobre o comportamento profissional do
avaliado durante o seu desempenho no trabalho,
- Comparação entre o que se espera e o que foi alcançado,
- Identificar necessidades de capacitação e desenvolvimento
individual e por área,
- Fornecer informações para o sistema de progressão
funcional e movimentação de pessoal,
- Reconhecer talentos e contribuir para maior integração
das necessidades e aspirações do funcionário com os objetivos e aspirações da
instituição.
Qualquer metodologia de avaliação de desempenho, quando
mal estruturada e mal trabalhada, pode gerar uma sensação de desconforto nos
avaliadores e avaliados
Instaure uma oficina de trabalho onde, a área de RH e os
Gestores e colaboradores convidados (dotados
de profundos conhecimentos da cultura e dos valores da instituição),
selecionem as competências a serem medidas (as essenciais e as específicas),
discutam a metodologia, os critérios de ponderação e o desenho dos
questionários. Tal medida visa garantir a legitimidade do modelo, a qualidade
do processo e o alinhamento com a natureza e negócio da instituição.
Se o RH preferir ser participante na Oficina, para se
igualar aos "avaliadores", contrate um especialista para o processo!
Carlos Alberto de Campos Salles
Consultor de Recursos Humanos
Aposentado e Sempre Independente
carh.consultoria@gmail.com
Excelente reflexão, Carlos! A avaliação de desempenho é um dos aspectos mais importantes para a meritocracia e gestão de talentos da empresa. Realmente, merece um olhar cuidadoso. Parabéns pelo texto. Abs
ResponderExcluir