Você é Ligador ou Recebedor? Antecipa ou Espera? Resolve ou Transfere? Empurra ou Planeja? Só Copia ou também Cria? Você está ocupado ou preocupado com a qualidade dos processos de Recursos Humanos?

terça-feira, 19 de maio de 2015

Alguns conselhos para administrar melhor seu tempo!

Produtos interessantes tirados do Fundo do Baú. 

A matéria abaixo foi publicada na Revista Exame, em 31 de outubro de 1990. 

Observem que não havia internet e muito menos email!!

1. Você não é apenas um profissional. É também pai, marido, amigo. Não abra mão do café da manhã e do jantar com sua família.

2. Estabeleça a hora do recreio. Reserve semanalmente uma tarde ou manhã para fazer o que lhe der na cabeça.

3. Crie a hora de 45 minutos. Guarde pelo menos 15 minutos entre um compromisso e outro para resolver imprevistos ou pra relaxar. Pode ser um momento para você por os pés sobre a mesa e viajar para fora do escritório.

4. Faça sua secretária uma aliada contra os "ladrões" de seu tempo, aqueles interlocutores que não saem mais de sua sala. Combine um código para que ela interrompa a reunião anunciando a chegada de um visitante.

5. Não faça uma reunião sem planejamento. Envie uma pauta com os temas para todos os participantes. Só convoque quem tenha contribuições a dar. Determine horários de início e de término do encontro.

6. Aprenda a dizer "não". Não se envolva em problemas que seus subordinados podem resolver. Não assuma atividades que não são de sua responsabilidade.

7. Na segunda feira faça um planejamento para a semana inteira.

8. Pela manhã faça uma lista das atividades que devem ser realizadas durante o dia.

9. Responda a toda correspondência e a toda documentação assim que as receber, evitando o acúmulo de papel em sua mesa.

10. Pratique basquete durante o expediente. Arremesse imediatamente para a cesta de lixo toda papelada inútil. Não caia na tentação de que aquilo "pode me ser útil um dia".

11. Reserve um espaço de tempo exclusivamente para fazer suas ligações telefônicas. Deixe os comentários sobre futebol e fofocas para o happy hour.

12. Examine seu local de trabalho para identificar possíveis fatores que lhe tirariam a atenção. Exemplos: a posição da mesa, o layout da sala, a proximidade da sala do cafezinho,...

13. Dance conforme sua própria música. Verifique os horários em que você tem melhor rendimento e os reserve para as atividades mais complexas e de maior responsabilidade.

14. Crie antídotos contra inoportunos e chatos. Ao se interrompido bruscamente por alguém não pare o que está fazendo, não ofereça cafezinho, não convide para sentar. Responda com objetividade e concisão.

15. Vença a tentação de deixar tudo para a última hora. Procure cumprir suas metas antes do prazo final. Você vai poupar boas doses de energia e ansiedade.

16. Não inicie uma atividade enquanto a anterior não estiver concluída.

17. Defina com clareza as atribuições e responsabilidades de seus subordinados Dê autonomia para que eles ajam dentro desses limites. Se não estiverem preparados, treine-os.

18. Informe semanalmente para sua equipe, se possível também para seus superiores, a programação de seu tempo.

19. Dê um basta na ansiedade. Nunca comece a trabalhar em um assunto se você não tiver informações e conhecimentos suficientes sobre ele. Assim, você gastará menos tempo e terá resultados mais satisfatórios.

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