Nas redes sociais profissionais bastou um "colega" pedir uma coisa qualquer que, imediatamente, um montão de gente escreve o famoso "eu também quero". Muitas vezes sem saber o que foi pedido de fato. Afora os pedidos absurdos que transformam tantos profissionais em Analistas e Gestores de "Obra Feita"!. Existem sites com diversas obras feitas para os sem noção copiarem...
Concordo
com uma colega quando, sabiamente, comentou mais ou menos isso: "Sim,
posso lhe ajudar, eu sei fazer e meus honorários são...!".
Minha maior pérola encontrada até o momento foi a seguinte: "Eu fui
nomeada Gerente de RH em minha empresa. Alguém do Grupo pode me indicar livros
de Gerente de RH?". Com certeza deve ser uma daquelas psicólogas recém
formadas, mal aproveitadas em seu potencial e jogadas em uma fria!!!
Pessoas sem noção estão em todos os lugares. Nas redes sociais, no ambiente de trabalho, nos botecos com amigos, no clube e até nos elevadores de seu condomínio!
Cheias de atitudes essas pessoas "sem noção" destratam motoboys de entrega, compram ingressos falsos de cambistas e olham para a fila achando que se deram bem e nas redes sociais viram especialistas em tudo palpitando aqui e ali.
Na área de RH proliferam pedidos como o citado no início deste artigo sem
noção! "Quero um formulário de avaliação
de desempenho urgente. Alguém pode me enviar". "Preciso da opinião de um Coach
que me oriente como mudar de área pois quero fazer coisas novas. Por isso peço
ajuda de vocês." Consultoria grátis!
Também existem os sem noção sacanas e sem vergonhas. Outro dia soube de um sem noção que queria serviços de tradução do português para o espanhol. Separou sua tese em diversos trechos e enviou para professores de espanhol. Alegava que iria contratar após um teste da qualidade dos serviços. Obteve toda sua tese traduzida e grátis. É muita sacanagem!