RHECADOS DIÁRIOS!

Ao enviar relatórios coloridos e cheios de gráficos que tal enviar uma página com soluções propostas. Dessa forma seu Diretor vai ler!

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Recente diálogo de um Grupo de Recursos Humanos em uma Rede Social!

RHECICLANDO é um espaço para vivenciar as dificuldades e as virtudes em Gestão de RH. 

Todos os depoimentos são extraídos de grupos de redes sociais e os nomes das pessoas e das empresas envolvidas omitidos para preservar a privacidade. 

Os textos são mantidos no original

O objetivo é criar um fórum permanente do cotidiano através de depoimentos reais para, quem sabe, buscar melhorias contínuas no "Rheciclar RH!" 

Se você quiser enviar um depoimento ou uma situação vivenciada que mereça uma divulgação envie por e-mail que eu publico - Vamos melhorar a relação com o RH! Sorria, você está sendo filmado! 
Quer ler as anteriores? Navegue pelo marcador "RHECICLANDO"!

carh.consultoria@gmail.com



Recente diálogo de um Grupo de Recursos Humanos em uma Rede Social:

“Boa tarde, Pessoal!
Alguém tem modelo de política de cargos e salários, critérios, regras para os aumentos, etc. Preciso implantar aqui na empresa onde trabalho.
Grata,

Fulana de Tal”

“Fulana de Tal, boa tarde, 

Para implantar a política, você deve ter implantado o Plano de C&S antes.
Você o fez ?
Caso positivo, posso orientar em como proceder nas políticas. 
Abs, 

Sicrano de Tal”

“Sicrano, boa tarde!

Ainda não fiz. Na verdade não sei nem por onde começar, pois a estrutura de cargos e salários esta uma bagunça. Tenho vários cargos com salários diferentes. Estou fazendo a descrição dos cargos.
Grata,

Fulana de Tal”

Solicitações desse nível são mais comuns do que você pensa. Nada contra a Fulana de Tal, porém creio que ela está na área errada. O nível de qualidade de todos os sub processos que contém uma gestão de recursos humanos, notadamente nas empresas de médio e pequeno porte, caiu muito de uns anos para cá. "Recebedores” de pacotes prontos. Acompanho diariamente dois grupos de RH de uma rede social só para ler as pérolas dos eternos pedintes. 

O assunto é sério, gente. Vamos analisar o diálogo ocorrido no início desse artigo. Provavelmente a Fulana de Tal trabalha em uma empresa de pequeno para médio porte, não possui formação administrativa e muito menos frequentou um curso de formação em administração de cargos e salários. Por mais básico que fosse. Creio também, que em sua mesa de trabalho, deve ser escassa a literatura a respeito.

A empresa deve ser de “dono” que, ao longo dos anos, promoveu aumentos salariais pontuais e descontrolados, de acordo com a receita e com o “crescimento da empresa”. Daí, a diversidade salarial.

Sicrano de Tal no intuito de ajudar ou de prospectar um possível trabalho de consultoria, deu seu recado prontamente. Com certeza, nas próximas horas, o que não é nenhum mal, pelo contrário, Fulana deverá receber várias mensagens de consultores independentes e/ou de consultorias oferecendo serviços.

Como em outras situações similares, pelas quais também já passei oferecendo serviços, Fulana não dará resposta a nenhum dos postulantes, continuará elaborando suas simpáticas descrições de cargo e continuará insistindo nas redes sociais! Vocês acreditam que nessa empresa, da Fulana de Tal, haverá um dia o decantado RH Estratégico?

De tanto chorar ao ler os pobres pedidos de ajuda em questões de RH, nas Redes Sociais e Grupos Profissionais, e me decepcionar com a absoluta falta de iniciativa dos pedintes em ler, pesquisar e validar, abortei todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, da discussão nasce a sabedoria!