RHecados diários: Não fique preocupado em elaborar relatórios e mapas de guerra, recheados com informações quantitativas (número de horas treinadas, número de treinandos, despesas com consultorias e instrutores, hotéis, transportes,...), que não possibilitam aferir resultado algum.


Fique ocupado em encaminhar ao grupo gestor, relatórios que contenham informações referentes às mudanças proporcionadas pelas atividades de treinamento e desenvolvimento realizadas.

terça-feira, 17 de maio de 2016

RHECICLANDO - 17/05/16 - Espaço para vivenciar as dificuldades e as virtudes em Gestão de RH

RHECICLANDO é um espaço para vivenciar as dificuldades e as virtudes em Gestão de RH. 

Todos os depoimentos são extraídos de grupos de redes sociais e os nomes das pessoas trocados e as empresas envolvidas omitidas, para preservar a privacidade. 

Os textos são mantidos no original

O objetivo é criar um fórum permanente do cotidiano através de depoimentos reais para, quem sabe, buscar melhorias contínuas no "Rheciclar RH!" 

Se você quiser enviar um depoimento ou uma situação vivenciada que mereça uma divulgação envie por e-mail que eu publico - Vamos melhorar a relação com o RH! Sorria, você está sendo filmado!

carh.consultoria@gmail.com

"Participei de um processo seletivo e no meio de tantos candidatos estava uma candidata que já trabalhava na empresa só que em outra unidade,percebi que a selecionadora mostrou uma certa afinidade pela candidata.....
Gostaria de saber se existe mesmo o processo de seleção interno e externo,pois não acho correto selecionar diversas pessoas que estão na luta e na procura de uma oportunidade por meses e a empresa já possui seu candidato,infelizmente a seleção só esta sendo feita para mostrar que existe um processo seleção.....Falta de respeito e consideração com o próximo."

"Caros profissionais de RH, especificamente de R&S. Quando a vaga já tiver o candidato certo, seja indicação ou efetivação de terceiro, aprendiz, estagiário, filho do presidente, enfim, sempre que houver o nome certo para tal vaga, não poste a mesma para visualização externa, como no site de carreiras, LinkedIn, grupos de vagas.  Se você sabe que não vai contratar ninguém diferente, não chame para entrevista, não dê falsas esperanças. Isso é desumano! Isso não deveria ocorrer em um ambiente que deve prezar pelo ser humano como pessoa (recursos humanos)."

"Ontem, ouvi de uma selecionadora algo interessante. Ela entrevistou uma excelente candidata (palavras dela), que atendia a todos os requisitos para uma posição de Gerente. O fato é, que a candidata foi reprovada na entrevista com o requisitante da vaga, e o seu feedback foi: a candidata demostrava severa apatia, baixo entusiasmo e energia. Bem, ela esta desempregada há um ano e sem reservas financeira. Senhores gestores e entrevistadores, vamos usar a empatia! Diante de você está um profissional, um ser humano. A visão sistêmica é uma competência aliada a boas decisões."

"Lembre-se, um recrutador recebe centenas de currículos por dia, e jamais terá tempo hábil de ler a todos e retornar a cada um individualmente. No máximo vai fazer uma busca por palavra chave na caixa de correio quando tiver uma vaga. Foi-se o tempo em que os times de recrutamento eram enormes, e tinham pessoas lendo cada currículo que chegava, para triar e organizar por pastas."


"Fala - se muito em ferramenta, isso o Word faz, ou qualquer editor de textos. Fala - se em perfil, o que o RH entende de perfil de funcionário. Fala - se em liderança, mas as equipes são formadas por irresponsáveis cujo critério foi a pretensão salarial baixa e não o nível de comprometimento . Fala - se em boa formação, mas acabam contratando um que disse falar idiomas, mas mal falam a portuguesa. Fala - se em conhecimentos gerais, mas o último livro lido e com dificuldade foi "Caminho Suave ". Ou seja não há regra : aqui no LinkedIn o que mais postam é vaga de RH, que sentido tem isso, o nível já é ruim e estão abaixando por causa dos salários que acabaram ficando altos? Qual é o sentido de se publicar uma vaga, lotar sua caixa de email? Por que não procura, esta cheio de gente bonissima aqui! Fala - se muito, mas age - se pouco, vaga técnica tem que ir diretamente para o gestor ! Que assunto posso ter eu com um RH que manda um profissional de longa carreira preencher ficha , se ele já enviou seu CV e levou outro pra não perder tempo nem seu e nem do entrevistador. Pra mim o RH não mudou nada desde que entrei no mercado, as fichas são as mesmas, as perguntas também o que mudou é que ficou mais distante o gestor."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, da discussão nasce a sabedoria!