Belo dia para rever os processos de gestão de Recursos Humanos. Extremos de preciosismo e de tecnicismo podem ser repensados.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Vendedor de Vagas!

"Gostaria de realizar uma pesquisa de quanto é o % de comissão para o profissional de recrutamento e seleção ganha sobre vaga fechada. Em media quanto esse profissional ganha por vaga que fecha? Se depende da vaga ou o valor é igual para todas as vagas?"

Ao ler esse “pedido de ajuda” em um grupo de profissionais de RH, fiquei pensando – “Quanto ganha por vaga fechada?”.  É a típica premiação de venda de consórcio. Porém, o vendedor só recebe a comissão em um tempo futuro. Aproximadamente após 3 a 5 prestações pagas pelo comprador. Em recrutamento e seleção como é que é a prática? É saudável? Aí entra em cena a eficiência e a eficácia.

Uma consultoria de seleção possui 100 vagas de Atendente de Telemarketing. O Selecionador, em questão de alguns dias e centenas de entrevistas de seleção (não vou questionar se bem feitas e bem conduzidas), “fecha” as 100 vagas. Isso podemos chamar de eficiência.
A partir do momento que o primeiro Atendente chega à empresa contratante, começa-se a medir a eficácia do processo de recrutamento e seleção. Após os tradicionais 90 dias do período experimental, pouco mais de 10% foi aprovado e permanecerá na empresa.

Eficiência 100% e Eficácia quase zero %.

Questiono - O “Vendedor de Vagas” ganha somente após esse período ou de imediato? As vagas "pagas“, que são objeto de reposição em curto período, serão novamente trabalhadas a custo zero ou a consultoria cobrará novamente? Entendo que ganhar por vaga fechada é mais um “tiro no pé” em gestão de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, da discussão nasce a sabedoria!