Você é Ligador ou Recebedor? Antecipa ou Espera? Resolve ou Transfere? Empurra ou Planeja? Só Copia ou também Cria? Você está ocupado ou preocupado com a qualidade dos processos de Recursos Humanos?

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

RH – Meu crepúsculo!



No início de setembro de 1972 iniciei na área de Relações Industriais (como era o RH das antigas) em uma multinacional farmacêutica, Bristol Myers, à qual, até hoje guardo meus tempos lá vividos com muito carinho. Meu primeiro cargo na área foi Analista de Cargos e Salários Junior. Saí de lá como Pleno. Na minha certidão de casamento, no quesito profissão, tá lá – Analista de Cargos e Salários. Há se minha mulher (até hoje) soubesse o que é esse tal de Analista! Confesso que, no alto dos meus 21 anos, gostei muito da área. Nela fiquei até hoje. 

Até 1986 trabalhei somente na área de Cargos e Salários. Tanto na área pública como na privada. Nesse ano virei Gerente. De Remuneração e Desenvolvimento. Em um grande e maravilhoso Grupo Empresarial nacional. Lá tive meu segundo e melhor “chefe”. Um cara fantástico, que até hoje é meu benchmark!  Meu primeiro e mais querido “chefe” foi na área pública nos anos 80, em Brasília. Até hoje temos uma amizade serena e duradoura. 

Nunca tive vocação para ser Diretor, apesar da minha valiosa bagagem técnica e profissional. Gerente estava bom. O que eu mais gosto é por a mão na massa. Nas empresas por onde andei eu atuava junto da equipe e com a equipe. Adorava confusão, gestão de rotinas e pressão. Muita pressão. Eu sempre fui mais integrante da equipe do que gestor da equipe. Eu e minhas equipes sempre nos demos bem. Ganhei oportunidades, perdi oportunidades. Esse é o meu jeito.

Em 1993, como decorrência das medidas do Governo Collor de portas abertas, a indústria de autopeças sofreu forte contração. Era RH em uma das plantas industriais de uma grande empresa e a mesma foi vendida a uma multinacional como tantas outras autopeças. Daí? Saí! Virei Consultor em busca da plena empregabilidade. 

Até 2002 atuei como Consultor Interno de RH e de Atendimento ao Cliente em duas grandes Distribuidoras de Veículos de alcance nacional. Enfim, em 2002 formalizei minha Pessoa Jurídica e voltei à área pública. Adorei esse retorno. Aprende-se muito com a área pública. Foi minha terceira experiência (a primeira estadual e a segunda federal). Agora estadual e municipal. 

Como Consultor de RH de uma Fundação ligada a uma Universidade Federal atuei em várias prefeituras e governos estaduais. Aprendi e gostei muito. Conheci um monte de gente legal e diversificada. Principalmente a ala gaúcha da Consultoria. Lá fiquei por um bom tempo. Findo meus contratos virei Gestor de RH da própria Fundação. Em Brasília. Cidade que nunca sairá do meu coração. Tanto pelo meu primeiro chefe querido dos anos 80 quanto pela minha segunda passagem por lá. Pelas empresas que trabalhei e pelos amigos que lá deixei. 

O segmento que mais gostei de trabalhar foi o das empreiteiras. Foram pelo menos 15 anos. Adorava botar a bota no barro nos canteiros de obras no meio do mato e das discussões calorosas com os engenheiros e os chamados peões da obra. Engenheiro de canteiro de obras é a fina flor da engenharia. Nunca conheci um chato! 

Ao longo desses 42 anos de vivência contínua e direta em gestão de recursos humanos, tive muitas alegrias e também muitas decepções. Decepções mais pela qualidade das pessoas do que das empresas. Depois de alguns contratos no ano passado, resolvi, nesse fevereiro, que era hora do meu crepúsculo.

A partir de agora quero a minha vida só para mim e meus familiares e amigos. Longe, muito longe, da competição insana que hoje rodeia o mundo corporativo e, principalmente, o mundo das Consultorias. Pequenas e Grandes. Isso não quer dizer que parei! Quer dizer que não vou mais correr atrás de prospecções e licitações. Todos que me conhecem profissionalmente sabem onde me encontrar. Sempre estarei à disposição de uma boa conversa ou de um bom e novo trabalho. Sem estresse! De forma “light”! Fui!

Carlos Alberto de Campos Salles

Consultor de Recursos Humanos
Autônomo e Independente
Remuneração - Gestão de Desempenho - Competências
(11) 99323 - 7923 
carh.consultoria@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, da discussão nasce a sabedoria!