RHecados diários: Filtro de seleção para diminuir o envio de CV´s: Pós Graduação e inglês fluente serão considerados diferenciais. Se são diferenciais não são obrigatórios para o cargo!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Curhtas e Rhápidas - As Fases da Carreira!

Planejar a vida baseado nos rótulos e regras ditatoriais que a sociedade nos impõe é horrível. Porém,  lembrar alguns princípios norteadores para o planejamento de carreira pode servir de bússola. O legal é você passar pelas quatro fases demonstradas a seguir sem estar "preso" às idades delimitadas. Esse é o desafio!

Segundo James Cabrera e Charles Albrecht Jr., da Drake Beam Morin, uma das maiores empresas de consultoria de carreira do mundo, a carreira de um profissional pode ser definida em quatro fases:

Conquistador

Vai dos 20 aos 30 anos. O profissional está no inicio de carreira e objetiva ganhar dinheiro para pagar sua graduação, pós graduação, cursos de idiomas e aperfeiçoamento, além de querer conquistar sua independência e ter seu próprio lar, automóvel e outros itens. Cheio de confiança e certeza de que vencerá! Busca oportunidades desafiadoras. É movido pelo dinheiro e pela expectativa de promoção contínua.

Maturidade

Vai dos 30 aos 45 anos. Nessa fase, a tendência a desafios diminui e o profissional preocupa-se mais com a qualidade de vida, a segurança e as necessidades pessoais e familiares. Costuma avaliar seus resultados frente ao que foi planejado e admitir possíveis falhas ao alcançar as metas estabelecidas.

No topo da Carreira


Vai dos 45 até 55 anos. Nessa fase o profissional deve atingir o topo da carreira. Em razão da experiência, do conhecimento adquirido e da situação financeira, encontra-se no período mais gratificante. As pessoas que conseguem chegar nessa fase com uma situação confortável, planejaram, ajustaram e realinharam a carreira quando necessário e chegam nesse estágio com sentimento de satisfação e de realização. Mas é preciso cuidado para não deixar que ela impeça o aprimoramento com cursos, palestras e reciclagens, mantendo assim o nível de competência.

Desfrute

O profissional já deve estar com mais de 55 anos. Pode ser a melhor fase de toda a carreira desde que a pessoa tenha se antecipado aos fatos e planejado sua vida. É aquele período em que a pessoa pode aproveitar tudo o que conquistou na vida, sem se preocupar com desafios ou dinheiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, da discussão nasce a sabedoria!